sábado, 11 de dezembro de 2010

Amigo Oculto - O Grupo Operarativo de Natal


Segundo Pichon-Rivière, entende-se por GRUPO um conjunto de pessoas movidas por necessidades semelhantes e que se reúnem em torno de uma tarefa específica, um objetivo mútuo, onde cada participante é diferente e exercita sua fala, sua opinião, seu silêncio, defendendo seu ponto de vista. Neste grupo o sujeito constrói sua identidade na sua relação com o outro (FREIRE, 2000).

Muito bem, esta é minha família: um conjunto de pessoas movidas pela necessidade de revelar o sorteio do Amigo Oculto, que se reúne em torno da tarefa de encontrar uma data disponível e comum a todos os participantes. Nesse sentido, cada parente é TOTALMETE diferente e a maioria deles exercita sua fala, deixando para poucos a opção de exercitarem seu silêncio. A construção da identidade é totalmente fundamentada na relação com o outro, uma vez que a aprovação ou a reprovação de sugestão/idéia/crítica dos sujeitos é manifestada publicamente durante as discussões ou por sucessivas ligações telefônicas durante uma semana.

Os grupos operativos se caracterizam pela relação que seus integrantes mantêm com a tarefa, que pode ser de cura ou aquisição de conhecimentos por exemplo. As finalidades e propósitos dos grupos operativos são as atividades centradas na solução de situações estereotipadas, dificuldades de aprendizagem e comunicação, devido à acumulação de ansiedade que desperta toda mudança. A ansiedade diante da mudança pode ser depressiva (abandono do vínculo anterior) ou paranóide (criada pelo novo vínculo e as inseguranças) (OSÒRIO, 2003).

No exemplo citado: A tarefa seria o diagnóstico dos problemas que sucederam a discórdia com relação a data. Portanto, teríamos como finalidade investigar os problemas, basicamente, de comunicação do grupo e como solução, um treinamento sobre assertividade na casa da minha avó. Inscrições: façam o contato no meu e-mail.

Finalmente digo, a mudança e o imprevisto desperta muita ansiedade nesse povo!!!
Um beijo para o meu avô e minha avó, minhas tias avós, meu pai e minha mãe, meu irmão e minha irmã, meu cunhado e minha cunhada, meus tios, minhas tias, meu padrinho, minha madrinha, minhas primas e meus primos e para o meu namorado. Amo todos vocês!!!

6 comentários:

  1. Lu, simplesmente ameiiiiiiiiiiiiiii o primeiro post!Fico feliz por ter movimentado em você essa vontade de criar um blog. Começou muito bem!Beijos e boa sorte, pois talento eu sei que você tem de sobra!Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lu!!! Saiba que o mérito desta iniciativa é todo seu! Beijo

    ResponderExcluir
  3. Lu!! Ameii!!
    É uma visão psicológica ideal da nossa família!
    Estou esperando o proximo post.
    Beijos beijos!
    Também te amo! Sua Irmã

    ResponderExcluir
  4. Em relação ao caso que se colocou, informo que a discussão ainda não chegou em terras “belorizontinas”. Contudo, confesso que as expectativas de quem irá participar pela primeira vez desse encontro, em parte, se frustraram.

    Além disso, há de se ressaltar a iminência do cancelamento desse evento familiar, o que se verifica da opinião de sua ilustre irmã.

    Aguardo o próximo post. Abraços!
    O cunhado.

    ResponderExcluir
  5. Luisa... não sabia que você era tão seguidora da teoria de grupo de Pichon... rsrsrs...
    Bom...venho desejar, depois desse texto, sorte a você e sua família no encontro de uma data para o amigo oculto! Porque se for pra ser feito, que seja muitooo bem feito, com direito a presente artesanal e homenagem!!! heheh
    Adorei!
    Bjaaaoooo!

    ResponderExcluir
  6. Luisa!!!
    Ameei seu blog!!!
    Com certeza, a partir de agora, o seguirei sempre!
    Quem diria que o temiido Pichon seria colocado em seu primeiro post,hein??rsrs
    Muito bom o texto! Fiquei lembrando do nosso amigo oculto...rsrs
    E concordo com a Ana Luiza, você tem muito talento pra escrever!
    Parabens!!!
    Beijoss!!

    ResponderExcluir